29/06/2011

FUI VITIMA DA SINDROME DE STEVENS JOHNSON



DEFINIÇÃO

Síndrome de Stevens Johnson é uma forma grave e rara de doença imunológica. Dados americanos informam que ocorre em torno de 1 a 4 casos por 1milhão de habitantes por ano.

Em 1922, dois pediatras americanos, Albert Mason STEVENS (1884-1945) e Franck Chambliss JOHNSON (1894-1934), observando pacientes que apresentavam febre, lesões na boca, erupção cutânea generalizada e conjuntivite purulenta, descreveram em um artigo , no " American Journal of Diseases of Children, o que eles declaram ser uma nova doença, que foi então chamada de síndrome de Stevens Johnson. Na década de 50 tomou o nome de seus descobridores.


Quais são as causas desta doença?

São descritas causas variadas, sendo a principal a sensibilidade a determinados medicamentos, aparecendo em cerca de 70% dos casos. Podem contribuir também: infecções por bactérias, por vírus ou por fungos) e doenças como neoplasias ou tumores (Neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro" (Pérez-Tamayo, 1987; Robbins, 1984)
   
Como se manifesta a síndrome de Stevens Johnson?
A SSJ (Sindrome de Stevens Johnson) se inicia com sintomas gerais, como febre, mal-estar, dor de cabeça, podendo também se acohnpanhar de sintomas respiratórios. Segue-se o aparecimento abrupto de lesões na pele e nas mucosas (em especial na boca), espalhando pelo corpo. Surgem bolhas e ulcerações na pele, graves e extensas. Em alguns casos a pele fica tão frágil que pode se desprender facilmente, facilitando infecções e agravando o caso. Danos oculares ocorrem com reflexos na córnea.
 
 
 
                                                 ESTA SOU EU DURANTE A SINDROME

A Síndrome de Stevens-Johnson manifesta-se por uma descamação em graus variados da pele e das mucosas, com formação de bolhas, em aproximadamente 10 a 30% da superfície do corpo. O indivíduo fica com o aspecto de um grande queimado.
 


Os exames de sangue se alteram e surgem complicações, atingindo muitos órgãos como fígado, coração, rins, intestinos, sistema nervoso central, aparelho genital entre outros. Há risco de vida se a pessoa não for atendida com presteza e internada em hospital, com sistema de terapia intensiva.

Como é o tratamento desta síndrome?
 
No meu caso recebi uma medicação de custo elevadissimo chamada de Imunoglobolina  humana intra venosa durante tres dias consecutivos. Eu sabia que Deus estava no controle da minha vida e embora não tivesse noção da gravidade da doença declaro que SOU UM MILAGRE no altar tratada por uma excelente equipe de dermatologia do Hospital Pedro Ernesto no ano de 2009.
Após a alta hospitalar, ( estive na unidade durante 12 dias) continuei com acompanhamento clínico com o especialista em Alergia ou Dermatologia, a fim de apoiar sua recuperação, tratar seqüelas e para que seja feita a orientação profilática e adequada da doença.
 


Se você é vítima de Stevens Johnson síndrome síndrome,  tem dúvidas se é possível curar-se, saiba que a ciência permanece muitas vezes muda quanto à esta pergunta. De fato, as conseqüências de longo prazo da síndrome de Stevens Johnson  podem ser muito sérias. 
 
          SOMENTE UM MILAGRE PODE ME JUSTIFICAR. MILAGRE NÃO SE EXPLICA , VIVI-SE.

                 ESTA SOU EU CURADA PARA GLÓRIA DE DEUS. ACREDITO NO MILAGRE ...
Dois anos se passaram após a SSJ, e eu não tenho do que me queixar, nenhuma sequela me foi imputada...HONRA E GLÓRIA SO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO QUE VIVE E REINA PARA TODO SEMPRE, ESTÁ ASSENTADO A DIREITA DO PAI DONDE HÁ DE VIR JURGAR OS VIVOS E OS MORTOS.

Com relação à órgãos internos, as conseqüência da síndrome de stevens johnsons  pode ser um dano sério do fígado. Segundo a tese de D Popinet sobre a síndrome  (universidade de 1995 de medicine de Clermont ferrand),  o pâncreas também pode sofrer consequências sérias. Abaixo baixo temos uma apresentação sucinta dos efeitos posteriores da síndrome de Stevens Johnsone.

Sequelas oftalmológicas da síndrome de Stevens Johnson

Muitas vezes os mais sérios, levando a um risco de cegueira parcial, ou até cegueira total. Olhos dolorosos, grande fotosensibilidade, úlcera de córnea, neo vascularização da córnea , secura ocular, cílios que crescem de um modo anárquico.

Sequeças cutâneas resultantes da síndrome de Stevens Johnson.

Danos à pele podem ser severos, seguidos de grande sensibilidade a luz solar , muitas vezes requerendo aplicação diária de cremes.

PERGUNTAS FRENQUENTES:

É possível sobreviver após um segundo episódio de Stevens Johnson Syndrome?
 
Sabemos que uma pessoa que passou  por  uma síndrome de Stevens Johnson, em 1991, teve  outra síndrome de Stevens Johnson, em 2002, e não sobreviveu após a segunda síndrome. Note-se que teria havido negligencia a nível médico.

POTENCIAIS SEQUELAS DENTAIS da síndrome de Stevens Johnson

Eles podem ser sérios: desde perda parcial de dentes até perda total, prevalência de cáries dentárias, necessitando muitos cuidados dentais ou inserção de coroas, periodentite. Às vezes grande sensibilidade das gengivas

POTENCIAIS SEQUELAS PULMONARES da síndrome de Stevens Johnson.
 
Dilatação dos brônquios, alergia respiratória, nariz escorrendo , bronquite.

POTENCIAIS SEQUELAS DE OUVIDO
Formação de oclusões no sistema auditivo, necessitando visitas a especialistas para remove-las Problemas de labirintite.

POTENCIAIS SEQUELAS DIGESTIVAS
 Indigestão, problemas de apetite .
 
FADIGA

Algumas vítimas destas síndromes queixam-se de fases de fadiga intensa, e excessivo cansaço.

Sequelas cardíacas

Taquicardia

PROBLEMAS DE SANGUE

Leucopenia, trombopenia.

TEMPERATURA DO CORPO

Caso pediátrico, com febres repetidas por vários meses,e também queda de temperatura , chegando a 34,2 C

ESTERILIDADE, ABORTOS

Caso de uma adolescente , levando à sua infertilidade . pois foi vítima da síndrome Stevens Johnson quando tinhas apenas seis anos, tendo perdido a criança em vários episódios

DIABETES

Eventualmente desencadeando, ou agravando diabete já existente.

Problemas de sono

Disturbios do sono, insônia ou muito sono, apnéia.

Dores musculares

Algumas das vítimas queixam-se de dores musculares , ou de fragilidade muscular

DORES NAS JUNTAS

Diversas vítimas reclamam de dores na juntas

DORES DE CABEÇA

Algumas das vítimas reclamam de dores de cabeça

DEPRESSÃO

Em alguns casos, problemas posteriores de depressão.

Unhas

Perda das unhas (na maioria dos casos nascem de novo).

CABELOS

Perda total pode acontecer, mas em geral nascem de novo.
 

3 comentários:

  1. É tremendo o poder de Deus em nossas vidas, louvo a Deus pela tua. Alguns diriam um exemplo de superação, creio que é mais. É o exemplo da vitória e da verdade em nossas vidas.

    Proº Marcos Talina

    ResponderExcluir
  2. eu tenho uma irma que teve esta sundrome e ha poucos dias teve alta eu sinto que a minha irma vai ficar com problemas mentais pois ela esta muito estranha nao fala coisa com coisa...ela era uma pessoa muito inteligente...so jesus ca causa.... sera que ela vai voltar a ser como antes? ela e pedagoga, tem mestrado e doutorado so que agora me parece ser a pior dos analfabetos so fala bobeira....me ajudem

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar dessa doença, meu Deus é gravíssima!! Mas quem tem fé, tem tudo. Deus é maravilhoso!! Achei muito bonito sua atitude de mostrar o antes e o depois para que todos possam ver as maravilhas que Deus faz. Q Ele continue te abençoando grandemente, e a todos que precisam dele também. fique na Paz

    ResponderExcluir

A vida é belissima, mas brevissima. Tão breve como as gotas de orvalho que aparecem na calada da noite, cintilam no amanhecer e se dissipam ao calor do sol. Cada um de nós vive um pequeno parentese do tempo. Envolvemo-nos em tantas atividades que não percebemos o misterio que cerca a existencia humana. A velhice e a infância parecem tão distantes mas são tão proximos. Num instante parece eternos, no outro uma página da história. Por ser tão breve a vida, deveriamos vivê-la com a sabedoria para sermos cada vez mais pais, educadores e profissionais inteligentes, jovens mais sábios, amigos mais afetivos. ( A. Cury)