29/06/2011

PORQUE SOU PROFESSORA?


Então vamos lá… Sou professor porque quero envelhecer ao lado das pessoas de todas as idades, quero fazer novos amigos a cada seis meses, quero ajudar as pessoas a conquistarem seus objetivos, quero transmitir o que sei. Sou professor porque acredito que uma pessoa pode mudar de vida através do conhecimento, porque é motivador ver o brilho do entendimento reluzir no olhar de uma pessoa. Sou professor porque gosto de ensinar e de aprender, gosto de estudar, de me superar. Sou professor porque não gosto de rotina, porque gosto de pesquisa, porque quero aprender  todos os dias.

Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros amantes da sabedoria. Eles fazem fluir o saber, não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas  e buscam, ser produtivo e mais saudável para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A vida é belissima, mas brevissima. Tão breve como as gotas de orvalho que aparecem na calada da noite, cintilam no amanhecer e se dissipam ao calor do sol. Cada um de nós vive um pequeno parentese do tempo. Envolvemo-nos em tantas atividades que não percebemos o misterio que cerca a existencia humana. A velhice e a infância parecem tão distantes mas são tão proximos. Num instante parece eternos, no outro uma página da história. Por ser tão breve a vida, deveriamos vivê-la com a sabedoria para sermos cada vez mais pais, educadores e profissionais inteligentes, jovens mais sábios, amigos mais afetivos. ( A. Cury)